1. Aprender sempre algo novo
Buscar sempre aprender algo novo é estimular o cérebro a fazer novas conexões entre os neurônios e a aprender novas formas de pensar e raciocinar. O ideal é se engajar em uma atividade que você não domina, para sair da zona de conforto e trazer novos estímulos para a mente.
2. Fazer anotações
Fazer anotações enquanto se está em uma aula, reunião ou palestra aumenta a capacidade de nossa memória por ajudar a fixar a informação na mente. Ao ouvir algo, escrever e reler automaticamente enquanto escreve aumenta o número de vezes que o cérebro recebe aquela informação, facilitando a aprendizagem e fixação.
3. Relembrar
Relembrar é uma das ferramentas mais importantes para estimular a memória, pois ativa a capacidade de ensinar a si mesmo algo novo e de estar sempre em contato com a nova informação.
4. Reler a informação com frequência
Para aprender algo novo mais facilmente é necessário reler a informação com frequência ou treinar novamente. Acessar informações apenas uma vez faz com que o cérebro logo interprete a informação como irrelevante, descartando rapidamente da memória a longo prazo. Tudo que é novo entra e sai rapidamente do cérebro.
5. Fazer atividade física
Fazer atividade física com frequência, especialmente exercícios aeróbicos, aumenta a oxigenação do cérebro e previne doenças que afetam a saúde do sistema nervoso, como diabetes e pressão alta.
6. Dormir bem
A maior parte dos adultos precisa de pelo 7 a 9 horas de sono para todas as funções do sistema nervoso. Portanto dormir pouco provoca diminuição da memória, da criatividade, da capacidade crítica e da habilidade de solucionar problemas. É durante as fases mais profundas do sono que substâncias tóxicas são eliminadas do cérebro e que a memória a longo prazo é fixada e consolidada.
7. Ter uma vida social ativa
Relaxar e ter uma vida social ativa diminui o estresse, estimula a aprendizagem e aumenta as habilidades de raciocínio e argumentação.
Assim, é importante rever com frequência os amigos, a família ou ter longas conversas. Além disso, ter um animal de estimação também contribui para ativar o cérebro.
Agora é com você! Siga as dicas e sintonize bem-estar.