Truques para melhorar a memória

 

A falta de memória ou dificuldade para memorizar informações raramente está ligada a doenças do sistema nervoso como o Alzheimer, sendo um problema comum também entre jovens e adultos.No entanto, é possível melhorar a capacidade de fixar informações ao utilizar técnicas que facilitam o acesso à memória e aumentam o número de conexões feitas pelo cérebro, o que facilita a aprendizagem e aumenta o rendimento nos estudos e no trabalho.Veja as 7 dicas para mudar sua rotina e melhorar a memória.

1. Aprender sempre algo novo

Buscar sempre aprender algo novo é estimular o cérebro a fazer novas conexões entre os neurônios e a aprender novas formas de pensar e raciocinar. O ideal é se engajar em uma atividade que você não domina, para sair da zona de conforto e trazer novos estímulos para a mente.

2. Fazer anotações

Fazer anotações enquanto se está em uma aula, reunião ou palestra aumenta a capacidade de nossa memória por ajudar a fixar a informação na mente. Ao ouvir algo, escrever e reler automaticamente enquanto escreve aumenta o número de vezes que o cérebro recebe aquela informação, facilitando a aprendizagem e fixação.

3. Relembrar

Relembrar é uma das ferramentas mais importantes para estimular a memória, pois ativa a capacidade de ensinar a si mesmo algo novo e de estar sempre em contato com a nova informação.

4. Reler a informação com frequência

Para aprender algo novo mais facilmente é necessário reler a informação com frequência ou treinar novamente. Acessar informações apenas uma vez faz com que o cérebro logo interprete a informação como irrelevante, descartando rapidamente da memória a longo prazo. Tudo que é novo entra e sai rapidamente do cérebro.

5. Fazer atividade física

Fazer atividade física com frequência, especialmente exercícios aeróbicos, aumenta a oxigenação do cérebro e previne doenças que afetam a saúde do sistema nervoso, como diabetes e pressão alta.

6. Dormir bem

A maior parte dos adultos precisa de pelo 7 a 9 horas de sono para todas as funções do sistema nervoso. Portanto dormir pouco provoca diminuição da memória, da criatividade, da capacidade crítica e da habilidade de solucionar problemas. É durante as fases mais profundas do sono que substâncias tóxicas são eliminadas do cérebro e que a memória a longo prazo é fixada e consolidada.

7. Ter uma vida social ativa

Relaxar e ter uma vida social ativa diminui o estresse, estimula a aprendizagem e aumenta as habilidades de raciocínio e argumentação.

Assim, é importante rever com frequência os amigos, a família ou ter longas conversas. Além disso, ter um animal de estimação também contribui para ativar o cérebro.

Agora é com você! Siga as dicas e sintonize bem-estar.

 

Compartilhe esse post

Search

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Posts Recentes

Ouça nosso podcast

Newsletter

Inscreva-se gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu-email

Seu paciente consegue te encontrar com facilidade?

Faça parte do aplicativo Canal Mais Saúde e fique bem posicionado. Seu perfil profissional, ou o de sua clínica, a um toque de distância. Apresente-se para seu paciente de maneira rápida e eficiente.

Baixe o app nas lojas

Canal Mais Saúde © 2024 Todos os direitos reservados.