Canal dentário: entenda como é feito o tratamento

Cáries e fraturas são as principais responsáveis pela indicação desse tratamento bastante (im)popular

 

O tratamento de canal é, sem dúvida, um dos procedimentos mais injustiçados do consultório odontológico. Você com certeza já ouviu histórias sobre como o procedimento é doloroso, no mínimo. Mas será que é isso mesmo? E para que ele serve?

O tratamento de canal é indicado pelo dentista quando a polpa do dente está infeccionada ou morta. Essa situação acontece, geralmente, devido a cáries, fraturas ou traumas, que podem gerar bastante dor e incômodo. Imagine só como deve ser complicado comer em uma situação dessas.

 

 

Saiba mais: a importância do fio dental na saúde bucal

O procedimento é dividido em três etapas: acesso, remoção da polpa e obstrução do canal. Primeiramente, o dentista realiza uma abertura no dente, para ter acesso à polpa. É aqui que o medo começa, tudo por conta da ferramenta utilizada. Aquele “motorzinho” barulhento, sabe? Mas fique tranquilo, o processo é realizado sob anestesia e não dói nada.

Após acessar a polpa do dente, o profissional começa então a descontaminação, com a remoção da parte infectada ou morta, responsável por causar as dores. Por fim, o canal é preenchido com um material apropriado, e finalizado com uma coroa fixada no dente, para dar o acabamento estético e deixá-lo com o formato ideal, para garantir estabilidade na mordida.

 

Quais são os cuidados após a realização do tratamento de canal?

Por ser uma operação bem localizada e pouco invasiva, o tratamento de canal dispensa maiores cuidados. A rotina pode ser mantida normalmente, com exceção de alguns pontos:

 

Evite comer nas primeiras horas. O efeito da anestesia pode mascarar algum incômodo causado pela mastigação, seja no dente tratado ou até mesmo uma mordida na bochecha.

 

Fique atento às dores do pós-operatório e sinta-se à vontade para solicitar um medicamento ao seu dentista. Se as dores permanecerem, não existe em relatar e pedir uma reavaliação.

 

Se a sua restauração foi temporária, tenha atenção redobrada na mastigação. Opte por alimentos macios e mastigue pelo lado oposto até que o material permanente seja instalado.

 

Vamos agendar a sua consulta? Baixe agora o aplicativo Canal Mais Saúde, disponível para Android e iOS.

 

Quando devo procurar um dentista?

 O ideal é que o cuidado com a saúde seja contínuo e preventivo, inclusive com a sua boca. Se você vai com regularidade ao dentista, a chance de precisar de um tratamento de canal é reduzida. Isso acontece porque a detecção precoce de uma cárie é fundamental para impedir a sua evolução até a polpa do dente.

Além disso, problemas como excesso de placa bacteriana, inflamações na gengiva, entre outros, podem ser tratados logo no início. Há quanto tempo você não vai a um dentista?

 

Como encontrar o dentista mais próximo de você?

 O Canal Mais Saúde lançou um aplicativo para facilitar a sua vida. Encontre os profissionais da saúde mais próximos de você e agende uma consulta com um só toque. Faça o seu cadastro e navegue pelo mapa interativo ou faça uma busca avançada por um “dentista”.

Acesse o perfil profissional e assista à sua apresentação em vídeo. Gostou do que viu? Agora é só agendar a sua consulta. Com apenas um só toque, você consegue marcar um horário. Rápido, prático e intuitivo, do jeito que deve ser.

Canal Mais Saúde, médicos e pacientes em sintonia com o bem-estar.

Baixe agora. Disponível para Android e iOS.

Compartilhe esse post

Search

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Posts Recentes

Ouça nosso podcast

Newsletter

Inscreva-se gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu-email

Seu paciente consegue te encontrar com facilidade?

Faça parte do aplicativo Canal Mais Saúde e fique bem posicionado. Seu perfil profissional, ou o de sua clínica, a um toque de distância. Apresente-se para seu paciente de maneira rápida e eficiente.

Baixe o app nas lojas

Canal Mais Saúde © 2024 Todos os direitos reservados.