O espasmo involuntário ocular é chamado miocimia palpebral e pode indicar a necessidade de alguns ajustes na rotina.
Você já se deu conta que o seu olho treme de vez em quando? É bem comum ainda chamar alguém e perguntar “você está vendo meu olho tremer?”. Essa situação pode ser engraçada ou assustadora, afinal, algumas pessoas podem pensar em mil motivos para esse tremelique nos olhos.
Esse fenômeno é chamado miocimia palpebral, determinado por contrações involuntárias da pálpebra, geralmente a inferior. As causas costumam variar entre estresse, falta de sono ou consumo elevado de cafeína.
Mas por que somente um olho treme?
A miocimia palpebral é o espasmo de um músculo ao redor do olho. A chance de esse espasmo ocorrer simultaneamente em ambos os olhos é praticamente remota. Caso isso aconteça, é provável que tenha algo relacionado ao nervo ocular, responsável por controlar o piscar dos olhos, por exemplo.
Esse problema é sério?
Raramente. Se você já sentiu sua pálpebra tremer e chamou alguém olhar, sabe como é frustrante a sensação de ter que falar “poxa, já parou”. Geralmente, a miocimia palpebral dura alguns poucos minutos. Contudo, esses espasmos podem se prolongar por horas, dias ou até meses.
Nesses casos, é importante procurar uma consulta com um oftalmologista. Além da duração prolongada, existem alguns sintomas que podem causar preocupação, como vermelhidão ou inchaço nos olhos, espasmos musculares em outras regiões da face ou pálpebras caídas.
Qual o tratamento para a miocimia palpebral?
Como dito anteriormente, é bem comum que os tremores desapareçam naturalmente após alguns minutos. Em todo caso, os espasmos servem de alerta para alguns pontos. Será que você está com um pico de estresse? Toma muito café? Passa muitas horas em frente a telas de celular e computador?
Ao responder perguntas básicas, é possível analisar se existe algum comportamento danoso aos olhos e traçar um ajuste de rotina. Entretanto, existem alguns casos extremos — e bem raros — que podem ser tratados com a aplicação de toxina botulínica (botox), para enrijecer os músculos da região e interromper as contrações involuntárias. Vale lembrar, é claro, que a indicação e a aplicação de botox devem ser realizadas por um profissional qualificado. Em caso de dúvidas, procure um oftalmologista.
Gostou do texto? Compartilhe com alguém que reclama sentir tremores nos olhos.