Saúde Impressa

Tecnologia 3D revolucionando a medicina.

Criada na década de 80 com foco no setor automobilístico, a impressora 3D vem ganhando cada vez mais espaço na área da saúde.

A técnica permite uma personalização sem precedentes na medicina. Reproduzir réplicas de órgãos ou partes do esqueleto; guias cirúrgicas que indicam lugar de cortes e inserções; implantes que substituem ossos ou corrigem problemas de formação de órgãos; e próteses para membros mutilados são algumas das aplicações.

 

O princípio da impressora 3D é o mesmo da convencional. No lugar de tinta, cientistas introduzem no aparelho pó, gel ou filamento de metal ou de plástico, que, no lugar de letras, imprime camada por camada peças tridimensionais como dedos, crânios ou dentes.

Criar um crânio de plástico de um paciente, por exemplo, são utilizadas como base imagens de ressonância magnética ou tomografia computadorizada da pessoa, de modo que a cópia saia idêntica ao original.

Para o futuro, a grande promessa são órgãos humanos impressos em 3D. Células do próprio paciente seriam cultivadas em laboratório e introduzidas na impressora, a chamada biotinta, que produziria partes do corpo como rim, pâncreas e fígado. O órgão passaria um tempo em uma espécie de incubadora, para maturar, e poderia, enfim, ser implantado no paciente. Seria a solução capaz de acabar com as filas de espera para transplantes.

Uma bela iniciativa é o trabalho realizado pela organização internacional e-NABLE. Visando garantir uma melhor qualidade de vida para crianças que tiveram a mão amputada, criaram uma rede online que une voluntários em todo o mundo. São engenheiros, protéticos, professores, designers, entre outros profissionais, que dedicam parte de seu tempo no desenvolvimento de próteses de baixo custo, feitas com a tecnologia da impressora 3D.

Por enquanto a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda não dá aval para todos os tipos de procedimentos, mas informa que, diante do desenvolvimento da tecnologia, firmou uma parceria com o CTI para regulamentar o uso da impressão 3D na medicina.

Se é em prol da humanidade, que venha para ficar.

Compartilhe esse post

Search

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Posts Recentes

Ouça nosso podcast

Newsletter

Inscreva-se gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu-email

Seu paciente consegue te encontrar com facilidade?

Faça parte do aplicativo Canal Mais Saúde e fique bem posicionado. Seu perfil profissional, ou o de sua clínica, a um toque de distância. Apresente-se para seu paciente de maneira rápida e eficiente.

Baixe o app nas lojas

Canal Mais Saúde © 2024 Todos os direitos reservados.