A fama da Aloe vera vem da geração das nossas avós, como segredo para beleza.
A babosa (Aloe vera) é rica em uma substância chamada “mucilagem”, que possui uma capacidade altíssima de retenção de água. Em contato com a pele, ajuda na hidratação tanto da pele, quanto dos cabelos. O preparo de um produto à base da planta é bem simples de ser feito.
Primeiramente, você deve cortar as folhas com cuidado e juntar duas colheres de sopa do “gel” que fica em seu interior. Bata-o no liquidificador ou misture-o com um pouco de água, cerca de 100 a 200 ml, com o auxílio de um garfo. Depois de pronto, aplique essa mistura nos cabelos e massageie o couro cabeludo e deixe agir por cerca de 30 minutos e lave com água corrente.
Você também pode misturar o gel da planta com um condicionador para cabelos ou um creme hidratante, numa proporção de meio a meio, e fazer a aplicação da mesma maneira: deixe agir por 30 minutos e lave a região com água corrente.
Confira outros benefícios:
• Redução de caspa
A planta possui efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos. Aplicar a babosa em xampus, loções e condicionadores, pode ajudar a prevenir e controlar a dermatite seborreica, a famosa “caspa”, no couro cabeludo.
• Anti rugas
Esse benefício tem relação direta com a hidratação da pele. Uma pele hidratada possui mais elasticidade, portanto, apresenta menos rugas. Outra substância presente na babosa é o germânio, um mineral que atua na imunidade da pele e ajuda a protegê-la dos danos causados pela exposição ao sol.
• Cicatrização e queimaduras
Alguns estudos associam a Aloe vera ao tratamento de cicatrização de feridas e queimaduras. A planta estimula a produção de colágeno, por meio de uma substância chamada fibroblastos. Ela também neutraliza os efeitos dos radicais livres produzidos no local da lesão ao ativar sistemas enzimáticos antioxidantes, como a glutationa peroxidase e o superóxido dismutase.
Como plantar babosa?
A babosa é uma planta muito resistente e versátil. Sua única “exigência” é longa exposição ao sol. Pode ser plantada em vasos, de preferência médios ou grandes, ou em canteiros.
Para plantá-la, você vai precisar de uma folha cortada na base da planta-mãe. Aguarde alguns dias, para que esse corte cicatrize, e coloque a folha no solo, que deve estar bem drenado.
Por se tratar de uma planta que armazena muita água, a regagem da babosa pode ser mais espaçada. Já a adubação, pode ser feita cerca de quatro vezes ao ano.
Quer ficar ligado em mais dicas sobre Real Beleza?
Baixe agora o app Canal Mais Saúde, disponível para Android e iOS, e mantenha a sua saúde em sintonia com o bem-estar.